top of page
15-155180_3000x2000-old-paper-texture-ol

SISTEMÁTICA

  • Interpretação livre de personagens.

  • A dinâmica dos atos dos personagens é dada pela rolagem de dados utilizando de chances probabilísticas para deferir sucesso ou fracasso nas ações. 

  • Sistema D6 - Dados de 6 Lados.

  • Os resultados da rolagem de dados são os Erros e Acertos. 

  • Sucesso e fracasso são definidos pela dificuldade do ato intensionado pelo jogador, que podem variar entre 2 e 6. 

  • As dificuldades são definidas pelo narrador (mestre), guia ou consenso entre os participantes. 

  • O jogo se divide em Turnos e Cenas

  • Cena é um evento onde os personagens atuam por meio dos seus turnos.

  • Turno é a vez de jogar. Cada turno consiste em 1 ação de movimento + 1 ação diversa (ver tipos de ações)

  •  

  •  

  • Tipos de Ações

  • As ações dos personagens são divididas em:

  • Ações Reguladas - São ações responsáveis pelo movimento do jogo, portanto são contabilizadas.

  • Ações Gratuitas - Podem ser feitas sem serem contabilizadas. 

  • Existem 3 tipo de ações. Ação de Movimento, Ação de Combate e Ação de Enredo

São exemplo de ações de movimento

( reguladas ) 

  • Subir na tenda Montar no cavalo

  • Ir até o bar

  • Nadar até à margem

São exemplo de ações de movimento

( gratuitas ) 

  • Acenar

  • Olhar para cima

  • Pegar uma moeda no meu bolso 

  • Virar para o outro lado

São exemplo de ações de combate

( reguladas ) 

  • Dar um soco

  • Atirara uma flecha

  • Dar uma espadada

  • Atirar uma bola de fogo 

São exemplo de ações de combate

( gratuitas ) 

  • Defender

  • Vigorar

  • Esquivar

  • Pegar uma flecha da aljava 

São exemplo de ações de enredo

( reguladas ) 

  • Pegar o diamante

  • Cortar a corda

  • Examinar o sarcofago

  • Intimidar 

São exemplo de ações de enredo

( gratuitas ) 

  • Conversar

  • Bater à porta

  • Assoviar

  • Pagar o vendedor 

bottom of page